Alguns pacientes apresentam alterações gastrointestinais que causam dores abdominais, diarreia e aumento dos gases intestinais, como a Síndrome do Intestino Irritável. Estes distúrbios tornam estas pessoas mais sensíveis a alguns alimentos, mesmo que estes sejam saudáveis à grande maioria das pessoas. Através de algumas pesquisas pôde-se perceber que estes alimentos tinham em comum a capacidade de causar a fermentação (representada pelo “F” da sigla) com consequente aumento dos gases intestinais, além de gerar o acúmulo de líquido no intestino através de um processo de osmose, o que culminaria com a diarreia. Como estes pacientes apresentam quadro de hipersensibilidade inerente à alteração da função intestinal, a combinação de aumento de gases e excesso de líquidos no intestino traz como repercussão a dor abdominal. Estruturalmente estes alimentos apresentam em sua composição açúcares pequenos, como os oligossacarídeos (“O”), dissacarídeos (“D”), monossacarídeos (“M”) e polióis (“P”). Lembro que é muito importante saber que se um alimento e seus nutrientes são retirados da dieta, outro deve substituí-lo. Por exemplo, quando se suspende a lactose da dieta, invariavelmente há a menor ingestão de cálcio, que é fundamental para a saúde óssea. Neste caso, outras fontes de cálcio devem ser propostas ou o uso de suplementos indicados. Por isso, é imprescindível que esta dieta seja acompanhada por um profissional capaz de fazer esta orientação, como o médico Nutrólogo, evitando-se assim carências nutricionais. Sendo assim, segue abaixo a lista de alimentos que contém estes açúcares e que devem ser evitados ou consumidos em porções mais discretas no caso destes pacientes.
01- Maçã, manga, melancia, pera, mel, abacate, damasco, cereja, pêssego, ameixa, ameixa seca, nectarina, amora preta, caqui, frutas secas.
02- Mel, açúcar refinado, bebidas adoçadas artificialmente, sucos concentrados.
03- Alimentos com lactose: leite, sorvetes base de leite, iogurtes, queijo minas, queijo frescal, queijo cottage, cream cheese, ricota.
04- Feijão, lentilha, grão de bico
05- Aspargos, cebola, alho, couve de Bruxelas, brócolis, couve, beterraba, repolho, erva-doce, alho poró, quiabo, chicória, pistache, couve flor, pimentão, cogumelos, alcachofra.
06- Alimentos com glúten: pães, torradas, massas, bolachas, cerveja, cookies, refrigerantes, cerais integrais.
Dados do autor:
Dr. Fernando Valério
Gastroenterologista, Nutrólogo e Proctologista
São Paulo, SP
Consultas: particulares e Omint
Leia também:
01- Dieta “low FODMAPs para a Síndrome do Intestino Irritável
02- Síndrome do Intestino Irritável: causas e sintomas
Postado por:
Dr. Fernando ValérioDieta DOENÇAS, EXAMES e TRATAMENTOS Dr Fernando Valério Gastroenterologia Médico-Paciente Nutrologia e Nutrição Síndrome do Intestino Irritável