Há alguns anos eu sou médico prestador (conveniado) da seguradora de saúde Sul América nas especialidades de Cirurgia Digestiva e Proctologia, o que obviamente faz com que eu entenda o funcionamento desta empresa em relação aos pacientes e médicos que prestam serviços a ela. Em relação aos pacientes, a Sul América, apesar de alguns comportamentos questionáveis, como a dificuldade de aprovação de procedimentos contratados no momento do início da apólice, ainda é uma das melhores opções do mercado. Por outro lado, quando se pensa no médico que tem a Sul América como “parceira” a conversa é bem diferente. Infelizmente, assim como outras seguradoras e planos de saúde, as atitudes em relação aos profissionais da saúde, no meu caso os médicos, são muito deselegantes, impessoais, e em alguns casos, até mesmo desonestas. Por esta razão, para a preservação e incremento da qualidade do atendimento que presto aos meus pacientes e para que eu possa desenvolver a minha profissão e carreira com maior valorização e respeito, a partir de 01 de março de 2010 não manterei mais relações comerciais com esta empresa. Este artigo visa relatar todos os eventos ocorridos comigo nos últimos tempos, e assim justificar a minha atitude, principalmente para os meus pacientes vinculados à Sul América. Desde já comunico que os meus pacientes antigos e segurados da Sul América Saúde terão uma atenção muito especial da minha parte em todo este processo de transição.
Quando ainda era estudante e residente em Cirurgia sempre ouvia os relatos de médicos mais velhos sobre o comportamento dos convênios, mas como um idealista sempre acreditei que se o bom relacionamento também se iniciasse com os médicos e se o atendimento prestado fosse de nível elevado, os convênios de saúde teriam uma atitude mais positiva e séria, e foi o que fiz desde que fui credenciado. Desde o início do meu atendimento aos pacientes da Sul América sempre atendi as minhas consultas no horário, com calma, tive sempre alto índice de fidelidade por parte dos pacientes atendidos, indiquei procedimentos somente quando os mesmos eram realmente necessários, fiz os pós-operatórios pessoalmente e não tive complicações sérias com qualquer paciente. Em resumo, fui um médico sério e comprometido com a qualidade de atendimento prestada aos segurados dos planos Sul América Saúde. Só que todo o meu idealismo foi embora no início deste ano, primeiramente por ver o comportamento da Sul América em relação a mim e aos meus pacientes após o início da crise financeira mundial, o que será relatado no próximo parágrafo. Mas acima de tudo por ter tido contato pela primeira vez com um gerente da Sul América e ter entendido como a empresa pensa e trata os médicos credenciados. Segundo este gerente, a Sul América Saúde tem 27000 prestadores credenciados, o que segundo ele dificulta a percepção de quem são os médicos sérios e responsáveis que fazem parte do quadro de prestadores. Ao contrário, toda a atenção é desviada aos médicos fraudadores, que geram prejuízo a curto prazo para a empresa. Desta forma, quando eu lhe perguntei se algum dia eu seria visto como um bom parceiro e tratado com o respeito necessário pelo meu desempenho profissional, ele me disse: “acho difícil, já que todo o nosso esforço visa evitar fraudes e não valorizar os profissionais que se destacaram por um atendimento de excelência. Nós gastamos quase todo o nosso tempo com a lado ruim da Medicina”. Neste dia decretei que organizaria o meu desligamento do quadro de médicos prestadores da Sul América nos meses seguintes, o que comunico de forma oficial e definitiva através deste texto. Posso lhes dizer que além disso, a seguradora apresenta um outro comportamento equivocado em relação aos médicos decentes, já que os jogam no mesmo “balaio” dos fraudadores. Isto é facilmente comprovado quando se faz uma solicitação de autorização de procedimento e internação, em que sou obrigado a fazer vários relatórios repetidos, além de ser questionado o tempo todo sobre o diagnóstico e conduta médica definidos por mim. Ou seja, apesar de um comportamento honesto e ético, sou obrigado a passar pelos mesmos constrangimentos que os que fraudam.
Outro aspecto importante e que deve ser demonstrado por qualquer empresa é o cumprimento de prazos. No ano de 2009 passei pelo dessabor de ver os prazos de pagamento não serem cumpridos em duas oportunidades. Na mais grave delas, fiquei sem receber os honorários referentes ao meu trabalho por um período de 90 dias. Exatamente isto, 3 meses. Segundo a empresa, eles não haviam recebido os papéis de cobrança que deveriam ter sido entregues por mim, o que obviamente não era verdade, visto que eu tinha a confirmação de entrega pelos correios através do registro da carta. Quando percebi que o pagamento não seria efetuado fui pessoalmente à Sul América levando a segunda via dos papéis de cobrança, e pedi para falar pessoalmente com o responsável pela área de pagamento. Fui mal tratado (estava com a minha esposa grávida na época ao meu lado), enviado para um balcão de atendimento destinado aos mensageiros, moto-boys e officce-boys. Não tenho preconceito em relação a estes profissionais, mas como médico prestador acredito que deveria ter sido tratado com mais respeito e ter sido atendido por um funcionário mais gabaritado, já que a Sul América estava em débito comigo, e não o contrário. Saibam que este pagamento só foi realizado porque aquele gerente citado no parágrafo anterior interviu a meu favor e cobrou que o pagamento fosse realizado. Obviamente a empresa havia recebido a documentação e reteve o pagamento por alguma razão que prefiro não especular. Na época em que isto aconteceu eu havia assumido compromissos financeiros em decorrência da reforma da minha casa, visto que o meu segundo filho nasceria dois meses após este episódio. Independentemente do pagamento não efetuado da Sul América, efetivei o pagamento das minhas contas, e decidi que jamais dependeria de pessoas com tão baixo grau de responsabilidade, que é o que faço agora. Quanto ao segundo evento, em setembro de 2009 enviei as minhas contas médicas, prevendo um depósito no final de outubro. Como o convênio médico da minha Família vence dia 25 de todo mês e o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica vence no final de outubro, esperava receber os meus pagamentos em datas anteriores a estas, visto que estava seguindo o cronograma da própria Sul América. Novamente não fui tratado com decência, tendo recebido o depósito apenas em 08 de novembro, quando as contas citadas já haviam sido pagas. Mais uma vez percebi que não poderia contar com a seriedade da Sul América para arcar com os meus compromissos financeiros, e apenas ratifiquei uma decisão já tomada meses antes.
Também é importante dizer que a Sul América não dá credibilidade a profissionais de bom nível, e vem nos tratando de forma leviana em algumas situações. Durante o ano de 2009 eu tive duas ocorrências muito semelhantes. Dois pacientes meus apresentavam quadro de hemorróidas associado a fissura anal, e os dois procedimentos deveriam ser realizados em um mesmo tempo cirúrgico. Por mais relatórios que eu tenha escrito, apenas um dos procedimentos foi autorizado em ambos os casos. Primeiro, se eu sou o médico que atendi os pacientes, eu estou assumindo a responsabilidade pelos diagnósticos e pela conduta médica, e como médico prestador deveria ter credibilidade em relação às informações que passo ao convênio. Não é o que acontece, ou seja, esta empresa tira o meu direito mais básico de praticar uma Medicina de bom nível, visto que ela não aprova tratamentos sem mesmo ter qualquer contato com o paciente, que é apenas um segurado pagador. De qualquer forma, saibam que eu efetuei as duas cirurgias nos dois pacientes, e que obviamente não recebi pela realização do segundo procedimento. Comuniquei aos pacientes o que havia ocorrido, apenas para que eles soubessem que apesar de pagarem altas taxas mensais pelo direito de usar o convênio, a empresa não estava sendo honesta com os seus prestadores. Estes dois episódios podem ser facilmente comprovados por mim, já que tenho em meu consultório o formulário de autorização com os dois procedimentos solicitados, a autorização respondida com apenas uma cirurgia autorizada, a descrição de cirurgia com as duas cirurgias realizadas e o extrato de pagamento com apenas uma cirurgia paga.
Quanto se fala em pagamento por parte da Sul América parece que estamos falando de grandes fortunas, mas estamos longe disto. A empresa, apesar de ter cobrado o aumento autorizado por lei para os segurados em 2009, não repassou qualquer aumento de honorário aos médicos prestadores, o que gera desvalorização óbvia dos valores pagos. Sinceramente, nunca falei sobre os valores pagos pela Sul América para qualquer paciente meu, mas neste momento quero ser o mais claro possível e por isso não me furtarei a este direito. Saibam que desde 2008 os médicos ganham menos por consulta do que uma diarista cobra, o que é uma afronta, visto que qualquer diarista de bom nível se recusaria a limpar as nossas casas por este valor. Algumas cirurgias pagam valores absurdos aos cirurgiões auxiliares e anestesistas. Vocês acham que é possível ter uma equipe cirúrgica bem preparada e atualizada pagando valores tão baixos. Durante todos estes anos, sempre tive uma equipe com alto padrão de excelência, mas garanto a vocês que estes médicos estavam me ajudando mais por respeito e amizade a mim do que por uma relação financeira. Sempre ouço médicos reclamarem dos valores pagos pelos convênios, o que é certo. Mas também existe o momento em que devemos nos valorizar de forma efetiva perante à Sociedade, e o meu momento chegou. Os padrões de honorários pagos pelos convênios estimulam o atendimento pelo volume, e não pelo atendimento individualizado e de alto nível. Este tipo de atendimento a “toque de caixa” não faz parte do meu perfil profissional e eu não permitirei que qualquer operadora de saúde me imponha isto. De qualquer forma, deixo claro que independentemente dos valores recebidos até hoje, sempre atendi aos pacientes da Sul América da mesma maneira como atendi aos pacientes particulares, sem reserva de horários de agenda para estes últimos, com o mesmo tempo de duração de consultas, com o mesmo respeito pelo horário marcado, com a mesma dedicação em ouvir aos pacientes e para lhes explicar em detalhes as doenças que os acometiam e as formas de tratamento para cada caso, com a mesma dedicação aos cuidados pós-operatórios (que sempre foram feitos por mim pessoalmente), e pela mesma atenção dispensada. Saibam que todos os meus pacientes têm o meu número de celular impresso em meu cartão, e que sempre atendi a todos da mesma forma. Estas informações em relação à qualidade de atendimento prestato podem ser comprovadas por qualquer paciente segurado da Sul América que tenha me procurado. Além disso, a equipe cirúrgica sempre foi a mesma tanto para os casos de pacientes conveniados como para pacientes particulares, o que mostra que sempre procurei obter o melhor resultado possível, independentemente do valor que receberia pelo trabalho realizado.
Acredito que consegui deixar claro a maneira doentia com que a Sul América me tratou e vem tratando os médicos credenciados. Como acredito que o meu desempenho e dedicação profissionais merecem mais respeito e valorização, o que nem de longe é feito pela empresa citada, decidi que não devo mais fazer parte do seu quadro de médicos prestadores, e por isto estarei me desligando. Em respeito aos meus pacientes, estou fazendo esta comunicação com dois meses de antecedência, e garanto que até o último dia de Fevereiro de 2010 estarei prestando atendimento aos pacientes através dos seus planos da Sul América da mesma maneira honesta e respeitosa com que sempre fiz. Para os pacientes antigos que se consultavam comigo através da Sul América, caso queiram que ter acompanhamento comigo, peço que entrem em contato com o consultório, pois avaliaremos todos os casos individualmente.
Agradeço a sua atenção, e espero ter sido capaz de mostrar com clareza todos os motivos que me fizerem tomar esta decidão tão séria, mas ao mesmo tempo muito bem amadurecida e pensada.
Postado por:
Dr. Fernando Valério