Há alguns anos eu sou médico do convênio Bradesco Saúde, mas nesta semana a minha paciência chegou ao fim, e eu me desliguei da rede de credenciados deste plano de saúde. A Bradesco Saúde é uma empresa enorme, com milhões de segurados, e que presta um ótimo serviço aos pacientes, já que tem cobertura nos principais laboratórios e Hospitais do País, além de autorizar procedimentos e exames de alta complexidade. Mas é aí que está o problema, o convênio é ótimo para o paciente, e isto é inegável, mas tem um descaso imcompreensível com os médicos credenciados junto ele. O objetivo deste artigo é detalhar as razões que me motivaran a tomar uma atitude tão drástica, e permitir a você que entenda um pouco dos bastidores da relação convênio-médico.
A Bradesco Saúde, apesar de uma estrutura gigantesca, tem um comportamento de uma empresa de “fundo de quintal”, no que diz respeito a organização. No ano passado, o Governo Federal introduziu uma Guia padrão de consultas chamada TISS para todos os convênios, que deveriam ser fornecidas para todos os médicos pelos próprios convênios. Saiba que a Bradesco não iniciou este procedimento dentro do prazo legal, e ainda obrigou que clínicas e consultórios médicos imprimissem todas as guias por conta própria, ou seja, nos tornamos “gráficas expressas” em decorrência da incapacidade de uma empresa sabidamente milionária. Além disso, criou uma série de dificuldades para que o preenchimento destes novos papéis fossem aprovados, fazendo com que um número enorme de médicos tivessem os seus honorários glosados e não pagos. Obviamente a Bradesco não mostrou previamente a maneira correta de preenchimento destes dados, já que é muito mais rentável não pagar, e ainda poder colocar a responsabilidade disto no próprio prestador.
Além disso, a Bradesco Saúde jamais disponibilizou o cronograma de pagamento de honorários para médicos prestadores, ou seja, você nunca sabe o dia correto do pagamento, algo que para quem tem um mínimo conhecimento de Administração de Empresas, é um absurdo. É muito difícil saber ter uma programação de custos e pagamentos , que por sinal são muitos em um consultório médico, se você não faz idéia de quando receberá. O pior, é que quando se entra em contato com o convênio, eles também não sabem lhe dizer, e mandam você ficar conferindo o seu extrato diariamente, ou seja, mais uma função delegada ao médico por falta de clareza da empresa. A coisa é tão confusa, que várias vezes o pagamento dos componentes da minha equipe cirúrgica foi feito em períodos diferentes, sendo que as contas são enviadas todas juntamente, ás vezes com vários dias de intervalo entre um depósito e outro. Interessante isto, quando pensamos que este convênio é controlado por um Banco que mostra lucros trimestrais enormes.
Nesta semana, chegamos ao fim da linha. Após perceber o não pagamento de um honorário correspondente a um mês de trabalho, entrei em contato com a Bradesco. Para minha surpresa, descobri que todas as minhas guias de consultas foram extraviadas, e que desta forma, eu não terei como receber pelo trabalho já realizado. Pior que isto é a humilhação, já que você está questionando um direito de qualquer trabalhador, e é atendido por um menino no Call Center que acha a coisa mais comum lhe dizer que você não receberá os seus honorários, e ainda lhe trata como se você fosse um pedinte, que estivesse mendigando um “troco”. O que você acha de todo mês o gerente da sua empresa ter que perguntar ao auxiliar de escritório do Departamento Pessoal sobre a data do seu pagamento, e esse funcionário lhe dizer que não sabe, e não se preocupar nada com isto? Quanto tempo você acha que ele toleraria esta situação? Mais uma surpresa, adivinhem de quem ele acha que é a responsabilidade disto tudo? Se você disse que é do médico você acertou, porque ele sugeriu que eu digitalizasse todas as imagens das guias e fizesse um banco de dados, já prevendo situações freqüentes de extravio. Ou seja, depois de já ter virado uma gráfica, o meu consultório deverá ter um departamento de Tecnologia de Informação ou um Centro de Procedimento de Dados para sanear a bagunça que a Bradesco Saúde representa.
A todos que já passaram algum dia em meu consultório e conheceram-me pessoalmente, eu sei que tenho total credibilidade deste relato. Eu nunca priorizei pacientes particulares em detrimento do atendimento de pacientes conveniados, o tempo de consulta de ambos sempre foi o mesmo, jamais houve uma cobrança adicional para os pacientes conveniados, nunca fiz agendas separadas para as categorias de pacientes, e sempre tive o mesmo respeito por todos. Todos os meus pacientes têm o número do meu celular impresso em meu receituário e no cartão de visitas, e todos são atendidos de forma semelhante quando entram em contato comigo. Além disso, a mesma equipe cirúrgica é aplicada a todos os casos operados, e eu faço questão de ver os pacientes internados pessoalmente e de fazer eu mesmo todos os curativos, o que pode ser comprovado por qualquer paciente que eu já tenha submetido a tratamento cirúrgico. Desta forma, não vejo porque ser fiel a uma empresa como a Bradesco Saúde, já que tenho um comportamento infinitamente mais profissional e correto que ela, tenha ciência da minha capacidade médica e auto-estima elevada para ter que me submeter a uma situação ridícula como esta. De qualquer forma, terei imensa satisfação em atender aos pacientes deste convênio médico, já que estes também são vítimas da falta de clareza e decência da Bradesco Saúde, que faz com que médicos capazes e dedicados deixem regularmente o seu quadro de médicos credenciados.
Postado por:
Dr. Fernando Valério