Eu acredito que para se atingir a excelência em qualquer carreira que se tenha escolhido é preciso seguir algumas regras, principalmente no caso do médico, em que a sua falta de preparo é, em geral, o prejuízo de quem precisou da sua ajuda. Depois de observar profissionais com capacidade profissional inquestionável, incluindo meu Pai (engenheiro) e alguns médicos com que tive a oportunidade de conviver, criei a Regra dos 3 “Cs”: para ser um profissional especial você precisa ser Competente, ter Caráter e se dedicar a sua profissão com o Coração.
Ser Competente é fundamental em qualquer profissional que busque qualidade em suas funções. A competência é determinada pela dedicação a preparação, pelo respeito à sua equipe, pela sua capacidade de liderança, pelo seu conhecimento e experiência adquirida. E mais ainda, ser competente é ter a humildade de saber que amanhã você deverá saber mais do que hoje, e que a excelência não é um feito e sim um hábito.
O Caráter é algo que se traz de casa, que aprendemos com os nossos pais e mestres. Esta é uma característica que o médico não pode abrir mão em tempo algum e por qualquer razão. Quando o paciente procura um médico ele acredita que procurou alguém que respeita as regras da sociedade, que tem a ética como um pilar de sustentação da sua carreira, e que será digno de relatar todas as sua opiniões de forma sincera e clara, jamais utilizando estas informações para benefício próprio ou para prejudicar o paciente. O caráter é o que dá longevidade às nossas carreiras, o que nos torna respeitados e admirados, e o que nos faz ter certeza que para se escrever uma linda História de vida ninguém precisou ser prejudicado.
Dedicar-se de Coração à sua profissão significa amar o seu trabalho a ponto de se sacrificar e se preparar muito para ele.
Para os médicos, ter amor à Medicina significa ainda ter paciência para ouvir os que lhes procuram, ser digno desta escolha, ser generoso com as pessoas, se preocupar com o bem estar de todos, ser cúmplice do sofrimento dos seus pacientes, ser cuidadoso com a sua conduta médica, e principalmente, amar estar ajudando ao próximo.
Esta foi uma regra que criei para mim, e garanto que só me trouxe alegrias e fatos a comemorar. Tente criar uma para você, ou simplesmente melhore esta se você achar adequado. Lembre-se que tudo pode ser melhor que ontem, inclusive esta regra, é só se lembrar que Cura, Carinho, Cooperação, Caridade, Capacidade, Cidadania, Companheirismo e Compaixão também começam com a letra “C”.
Postado por:
admin